De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2022), mais de um bilião de pessoas são obesas, incluindo 650 milhões de adultos, 340 milhões de adolescentes e 39 milhões de crianças. Os números desta doença parecem aumentar com a faixa etária, indicando a importância de se desenvolverem intervenções de prevenção em fases mais precoces da vida.

A obesidade tem sido associada a elevadas taxas de morbidade, mortalidade e consequentemente, impactos negativos consideráveis na qualidade de vida das pessoas afetadas. Para além destes constrangimentos físicos e clínicos, deve juntar-se ainda o facto de que as pessoas obesas enfrentam diariamente fenómenos de estigmatização social, insegurança, falta de autoestima e outras frustrações psicologicamente motivadas, que, por conseguinte, podem motivar dificuldades na procura de ajuda para resolução destes desafios.

É importante não esquecer que mudanças no estilo de vida envolvem muito mais do que alterações à dieta e aumento da atividade física – é necessária uma alteração profunda no estilo de vida das pessoas afetadas. É necessário que intervenções no âmbito do combate à obesidade tenham em conta fatores fisiológicos e comportamentais, assim como alterações positivas (no sentido de serem mais saudáveis) nas circunstâncias sociais e ambientais deste tipo de pacientes.

Foi com estes princípios em mente que foi desenvolvido o projeto EDU-FIT (INCLUSIVE SOCIAL EDUCATION FIT FOR HEALTHY LIFE-STYLE: PREVENTING OBESITY IN YOUNG ADULTS). Este projeto é um consórcio internacional, do qual o Porto4Ageing faz parte, cujo objetivo principal criar métodos e ferramentas que suportem estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis e auxiliem na prevenção da obesidade em estudantes universitários. Na prática, o EDU-FIT pretende desenvolver um manual de alimentação saudável para jovens universitários, métodos de comunicação sensível, e diretrizes para a preparação de refeições saudáveis direcionadas para funcionários das cantinas, entre outros. Este projeto, com a duração de 2 anos (2023-2025), quer contribuir para uma mudança de paradigma na prevenção da obesidade entre os mais jovens, fornecendo informação aos estudantes sobre os perigos da obesidade, e motivando-os a ter um estilo de vida mais ativo e saudável. Grandes quantidades de informação sobre os perigos da obesidade estão já se encontram disponíveis e em várias formas (principalmente online), mas, no entanto, estudantes raramente são expostos a uma abordagem intencional, estrategicamente planeada e direta sobre a importância da manutenção de um estilo de vida saudável e o que podem fazer para prevenir a obesidade. Até à data não foi desenvolvida nenhuma disciplina específica sobre a importância do desenvolvimento de hábitos saudáveis (exceto nas faculdades de Medicina), nos programas de estudo dos países parceiros. Os resultados multilíngues do projeto poderão então ser utilizados pelas intuições de ensino superior envolvidas no projeto para complementarem os seus planos de estudos.

Assim, a abordagem abrangente do projeto EDU-FIT visa não apenas informar os estudantes sobre os perigos da obesidade, mas também motivá-los a adotar um estilo de vida mais saudável, ao mesmo tempo que se propõe a estudar e influenciar positivamente as condições ambientais onde se inserem.

Pode encontrar mais informação sobre o EDU-FIT no Website, LinkedIn, e no Facebook do projeto.

pt_PTPT
> Praça Gomes Teixeira 4099-002 Porto, Portugal        ☎ +351 22 040 80 00         @ porto4ageing@reit.up.pt
This is default text for notification bar