Curso A.Preender Capacita com Sucesso Adultos Empreendedores em Inovação e Empreendedorismo

O curso A.Preender – Adultos Empreendedores, organizado pelo Porto4Ageing no âmbito do Capacity Buillding Programme do EIT Health RIS Hub Universidade do Porto, concluiu-se com êxito após 10 dias de intensa aprendizagem sobre inovação e empreendedorismo. Com a participação de 30 entusiastas empreendedores com mais de 45 anos, o programa gratuito consolidou-se como uma oportunidade ímpar para capacitar e inspirar adultos a trilharem os seus caminhos como empreendedores, desafiando-se na busca por novos horizontes e possibilidades de carreira.

O A.Preender foi cuidadosamente projetado para preencher uma lacuna no mercado de cursos de capacitação, direcionando-se especificamente aos adultos com mais de 45 anos, uma faixa etária muitas vezes subestimada em programas de apoio à inovação. Fundamentado por diversos estudos que apontam para a maior probabilidade de sucesso empreendedor nessa faixa etária, o curso procurou proporcionar uma oportunidade de requalificação para este público, fomentando o espírito empreendedor e capacitando-o para lançar os seus próprios empreendimentos.

“Acreditamos que o empreendedorismo não tem idade e o A.Preender foi concebido para demonstrar isso com clareza. Estamos extremamente satisfeitos em testemunhar o entusiasmo e dedicação demonstrados pelos nossos participantes ao longo do curso, e temos a certeza de que eles estão mais preparados para enfrentar os desafios do mundo dos negócios com inovação e criatividade”, declarou Elísio Costa, coordenador do Centro de Competências em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto.

Durante os dez dias do programa, os participantes mergulharam numa imersão abrangente no universo da inovação e do empreendedorismo, abordando temas de extrema relevância para o sucesso na área. As sessões foram cuidadosamente elaboradas para oferecer um aprendizado prático e dinâmico, proporcionando a oportunidade de explorar metodologias de inovação, como identificar oportunidades de negócio, validar ideias e elaborar planos de negócio, entre outros tópicos cruciais. Além disso, os participantes aprimoraram habilidades essenciais de comunicação, negociação e criatividade, essenciais para prosperar em um cenário competitivo.

O A.Preender foi concebido com três componentes principais que se complementaram harmoniosamente: a teoria, onde foram transmitidos os conhecimentos-chave; a prática, que promoveu o trabalho em equipe e a análise de casos reais; e os convidados, onde profissionais experientes partilharam testemunhos e ofereceram conselhos valiosos, proporcionando ainda oportunidades de networking para os participantes.

Esta atividade foi organizada no âmbito do Capacity Buillding Programme do EIT Health RIS Hub da Universidade do Porto que é a representação local do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT Health) no Norte de Portugal. Desde 2018, o EIT Health RIS Hub da Universidade do Porto tem-se empenhado em promover a inovação por meio de programas de formação complementares, apoio a projetos inovadores e incentivo ao empreendedorismo. O foco é fortalecer o ecossistema empreendedor regional, fornecendo ferramentas e suporte a indivíduos e empresas que desejam introduzir soluções inovadoras no mercado.

O curso A.Preender foi realizado de 17 a 28 de julho, das 14h30 às 17h30, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Os participantes foram selecionados com base em requisitos como idade acima de 45 anos, com uma ideia de negócio na área da saúde ou bem-estar. Devido ao interesse crescente, as vagas foram limitadas e a seleção foi baseada na avaliação de candidaturas e ordem de inscrição.

> Praça Gomes Teixeira 4099-002 Porto, Portugal        ☎ +351 22 040 80 00         @ porto4ageing@reit.up.pt
This is default text for notification bar