PROJETOS EM CURSO

CAOP

O CAOP – Adaptação climátiva para pessoas idosas que vivem em áreas urbanas vulneráveis. Desenvolvimento de uma Metodologia Climaticamente Responsiva e Localmente Participada – é um projeto que pretende desenvolver soluções de mitigação e inversão dos efeitos adversos das alterações climáticas através do estudo dos efeitos destes na saúde, qualidade de vida e condição socioeconómica das pessoas idosas que vivem em áreas urbanas vulneráveis, usando os resultados desse estudo para desenvolveruma metodologia de planeamento/desenho urbano climaticamente responsivo e localmente participado.

Entidade financiadora
Fundação para a Ciência e Tecnologia

COHES.io

COHES.io pretende criar um ambiente inter-regional de inovação aberta para a saúde digital, interligando os ecossistemas regionais do Norte de Portugal, Malopolskie da Polónia e Ática da Grécia. Pretendemos aumentar a conectividade destas regiões através da introdução de ferramentas comuns para colaboração e networking; melhorar a eficiência da inovação nos cuidados de saúde, identificando possibilidades de intervenções conjuntas (por exemplo, a criação de um living lab virtual inter-regional), e apoiar a transferência de boas práticas em regimes de apoio à inovação. Através de um processo de cocriação bottom-up, envolvendo uma combinação diversificada de partes interessadas na inovação, serão identificadas ações conjuntas, e a sua implementação será garantida pelo envolvimento das autoridades públicas (parceiros associados do COHES.io), que serão responsáveis pelas estratégias de inovação e programas de financiamento relevantes.

Parceiros
EIT Health InnoStars EV, Alemanha
Universidade do Porto, Portugal
Ethniko Kentro Tekmiriosis Kai Ilektronikou Periechomenou, Grécia
Fundacja Klaster LifeScience Kraków, Polónia
Technische Universiteit Delft, Países Baixos
AICIB – Agencia de Investigacao Clinica e Inovacao, Portugal (parceiro associado)
Perifereiako Tameio Anaptyksis Attikis, Grécia (parceiro associado)
Malopolska Voivodship, Polónia (parceiro associado)

 

Deep INVENTHEI

Deep INVENTHEI: INnoVation and ENTrepreneurship in HEIs

O DeepINVENTHEI pretende criar uma rede internacional de vales de inovação regionais que contribuam para atrair e reter talentos na Europa, através da formação de talentos de tecnologia profunda e do apoio a spin-offs e start-ups académicas de tecnologia profunda. Irá implementar atividades relacionadas com:

• aprendizagem e orientação de estudantes e funcionários com cursos de formação em aprendizagem baseada em desafios e investigação orientada para a inovação, em formação em empreendedorismo e em tecnologia profunda (para estudantes não STEM), e na criação de hubs estudantis de inovação e empreendedorismo;

• aprendizagem baseada na investigação com bancos de ensaio de investigação abertos a estudantes e à indústria, e organização de laboratórios de cocriação envolvendo estudantes, funcionários e startups para a criação de projetos conjuntos.

• colaboração e estágios, com a busca de novos acordos de colaboração e com a promoção da mobilidade intersetorial e internacional.

Estas atividades aproveitarão as plataformas existentes para criar e nutrir uma comunidade em torno dos parceiros DEEPINVENTHNEI.

Parceiros
Silesian University of Technology
University of Porto
TTK University of Applied Science
University of Pardubice
Valahia University of Targoviste
University of Santiago de Compostela
The University of Sheffield
School of Engineering at Jönköping University
INOVA+, Innovation Services, S.A.
University of Porto Science and Technology Park – UPTEC
Zhytomyr Polytechnic State University

 

EDU-FIT

 

EDU-FIT: INCLUSIVE SOCIAL EDUCATION FIT FOR HEALTHY LIFE-STYLE: PREVENTING OBESITY IN YOUNG ADULTS

O EDU-FIT é um projeto internacional e interdisciplinar de pesquisa focada em sensibilizar jovens estudantes, entre outras populações, sobre a importância de manter um estilo de vida saudável, e por conseguinte, prevenir o excesso de peso e a obesidade. O projeto irá produzir um manual multilinguístico online focado na problemática da obesidade juvenil e implementar um currículo inovador focado em estilos de vida ativos e prevenção do excesso de peso em ciclos de estudo pré-existentes.

Objetivos do projeto

• Analisar melhores práticas de conteúdos focados na prevenção de obesidade desenvolvidos por outras instituições
• Preparação de um guia multilingual online com recomendações práticas sobre a prevenção da obesidade
• Preparação de guidelines para uma preparação mais saudável dos alimentos direcionadas a cantinas
• Desenvolvimento de capacidades de comunicação apropriada no foro da obesidade
• Preparação de material didático para sensibilização em relação á temática do excesso de peso e estilos de vida saudáveis
• Implementação destas iniciativas


Entidade financiadora
ERASMUS +

Parceiros
Centro Nacional de Referência para o Tratamento da Obesidade, Zagreb (Croácia);
Faculdade de Linguística Aplicada da Universidade de Economia (Bratislava, Eslováquia);
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Zagreb (Croácia);
Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto (Portugal);
Fundação sem fins lucrativos SanAstra (Noruega),
Universidade de Maribor, Faculdade de Letras, Departamento de Estudos de Tradução em cooperação com a Faculdade de Medicina da Universidade de Maribor e a Faculdade de Turismo da UM (coordenador)

 

EIT Health Hub

A Universidade do Porto está representada no EIT Health como membro da comunidade Innostars. O EIT Health InnoStars reúne 21 parceiros principais e associados das regiões em crescimento dos países europeus, onde o ritmo geral de inovação ainda é moderado. Promove a inovação na área da saúde com competições, educação, apoio a start-ups, conferências e muitas outras atividades. Como um hub nesta comunidade, a Universidade do Porto dedica-se ao desenvolvimento do ecossistema de inovação local e implementa diversas atividades para ajudar estudantes, investigadores e empreendedores a encontrar a melhor maneira de desenvolver as suas competências e a transferir as suas ideias para o mercado.

Website
https://www.up.pt/eithealth/  

Entidade financiadora
EIT Health

Parceiros
https://eit.europa.eu/our-activities/eit-regional-innovation-scheme-ris

INNOV4LIFE

O principal foco do INNOV4LIFE é a cocriação, apoio ao desenvolvimento, validação e promoção da adesão de soluções digitais inovadoras e disruptivas. Complementarmente, investigação científica, formação e consultoria, e promoção da cooperação transfronteiriça. Pretendemos melhorar a saúde e o bem-estar de todos, acelerando a disponibilização de soluções adequadas às necessidades dos utilizadores. Para isso, queremos conhecer as empresas e os seus produtos; os profissionais de saúde e de cuidados e a sua prática diária para facilitar a prestação de cuidados; os pacientes e as suas estruturas de apoio, para lhes oferecer soluções que melhorem as suas vidas. O INNOV4LIFE será a primeira iniciativa a criar uma rede transfronteiriça de LivingLabs especializados em saúde digital, e a disponibilizar serviços de validação em ambiente real, seguindo protocolos de base científica, de soluções digitais focadas nas demências e degeneração cognitiva.

LinkedIn
https://www.linkedin.com/showcase/innov4life/

Facebook
https://www.facebook.com/profile.php?id=61552182040946/

Entidade financiadora
INTERREG POCTEP

Parceiros

Universidade do Porto, Portugal

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), Portugal

Santa Casa da Misericórdia de Riba D’Ave, Portugal

Servizo Galego de Saúde, Espanha

Universidade de Santiago de Compostela, Espanha

Axencia Galega de Coñecemento en Saúde, Espanha

AFAGA Alzheimer, Espanha

ITeCS - rede de test beds

A Test Bed –Inovação Tecnológica em Cuidados de Saúde tem como objetivo fulcral a aceleração do desenvolvimento tecnológico de pilotos (produtos ou serviços) na área da Saúde Digital.

Conceitos de Test Beds e da Test Bed ITeCS em particular

As Test Beds são consideradas polos de inovação e funcionam numa lógica colaborativa entre as entidades responsáveis pela sua operação e as empresas e startups a quem prestam serviços, através da disponibilização de infraestruturas e capacidade tecnológica

Devem contemplar uma forte componente digital e/ou de simulação virtual/digital associada, visando acelerar a sua produtização, industrialização e comercialização

Um dos métodos de avaliação de elegibilidade dos serviços da TB-ITeCS em particular, será o Technology Readiness Level (TRL) ou Nível de Prontidão Tecnológica, em tradução livre. Este método for criado pela NASA na década de 1970 para avaliar a maturidade técnica de uma determinada tecnologia.

Ainda no que se refere à TB-ITeCS, os serviços prestados terão obrigatoriamente de resultar na evolução de pelo menos 1 TRL dos pilotos, e alcançar o TRL Nível 5 como mínimo de Saída

Entidade financiadora

Plano de Recuperação e Resiliência – PRR

Parceiros

Beyond the Hype, Portugal

Caixa Mágica, Portugal

Decunify, Portugal

Gonksys, Portugal

IPN, Portugal

P.Porto, Portugal

TekPrivacy, Portugal

Uphill, Portugal

Vodafone, Portugal

W4M, Portugal

Winning, Portugal

Grupo CUF, Portugal

Porto4Ageing, Portugal

CHUdSA, Portugal

CIDIFAD SCMRA, Portugal

CNS, Portugal

FID I&D (Multicare), Portugal

HEUFPessoa, Portugal

IPO Porto, Portugal

Multicare, Portugal

SHIFT-HUB

 

Smart Health Innovation & Future Technologies Hub

SHIFT-HUB aims to establish a pan-European Smart Health Innovation Hub bringing together a rich network of multidisciplinary stakeholders, with the mission to facilitate the development, promotion, and uptake of Smart Health technologies/services. By putting a strong community of digital technologies providers, with the support of practitioners and healthcare institutions, at the service of patients and citizens, SHIFT-HUB aims to enable through digital literacy enhancing, and behavioral changes inducing experiences a paradigm shift from a reactive to a proactive and personalized health care system focused on the maintenance of good health instead of disease management.

The University of Porto will be responsible for delivering educational and community-building assets. The first one is a catalog of educational resources, showcasing freely accessible and quality courses and deliverables aligned with the project’s objectives and target audience, and an official partners catalog, which will be the end result of a 3 year-long stakeholder engagement endeavor

Entidade financiadora
Horizon Europe

Website

shift-hub.edu

VIBE

O objectivo do projecto V.I.B.E. é o desenvolvimento e reforço das competências digitais e da cooperação educativa das organizações participantes, e também a partilha dos seus conhecimentos e melhores práticas com um público mais vasto, através de tecnologias de Realidade Virtual.

Os participantes incluem jovens interessados em medicina e no ensino superior STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), estudantes universitários e funcionários, e cidadãos interessados nestas áreas.

Com base na análise detalhada das necessidades, o objectivo é explorar minuciosamente as possibilidades que as plataformas VR podem fornecer e avaliar criticamente as soluções disponíveis.

 

Entidade financiadora
ERASMUS+

Parceiros

University of Pecs, Hungria
Universidade do Porto, Portugal
Politechnika Slaska, Poland
Dex Innovation Centre, Chéquia

PROJETOS CONCLUÍDOS

AGES

O Projecto AGES visa capacitar os cidadãos idosos europeus com conhecimentos, estratégias e ferramentas para os ajudar a melhorar a qualidade de vida e a ter um envelhecimento ativo, feliz, saudável e bem sucedido. O consórcio realiza eventos e está a desenvolver materiais de formação para introduzir novos métodos de gestão do stress,  literacia financeira, digital e em saúde, e atividades de formação em línguas estrangeiras. O projeto visa também melhorar a comunicação intergeracional e a troca de experiências e informações entre as gerações. Outro objectivo do projecto AGES é criar um ambiente mais favorável à idade, explorando as boas práticas das Cidades e Comunidades Amigas da Idade das cidades dos parceiros.

Website
https://agesproject.eu/

Facebook
https://www.facebook.com/activelyagingeuropeanseniors/

Entidade financiadora
ERASMUS+ 

Parceiros
E-seniors: Initiation Des Seniors Aux Ntic Association, França
Universidade Do Porto, Portugal
Lidi Smart Solutions, Holanda
Magenta Consultoria Projects Sl, Espanha
Fundacja “Parasol“, Polónia

CONNECT

O projeto Connect – Cooperação para a inovação e Partilha de boas práticas – centra-se na prioridade nacional de “colmatar lacunas e desajustamentos de competências” através da realização de um programa educativo, para estudantes dos países europeus, que promova a inovação contínua e o empreendedorismo no setor europeu da saúde digital.
O principal foco do projeto Connect foca-se em questões de inovação em eHealth, o estado da arte, a formação e educação dos estudantes necessária no mercado da saúde, e resultará num programa educativo formal e não formal, altamente organizado e sistemático, para melhorar conhecimento, desenvolver aptidões e competências intersectoriais, empreendedorismo e apoiar o pensamento crítico dos estudantes necessário para melhorar os cuidados de saúde.

Entidade financiadora
ERASMUS+ 

Parceiros
Universitatea Babes Bolyai, Roménia
Asociatia Init, Roménia
Universidade Do Porto, Portugal
Europäische Bildungsinitiative, Áustria

FAIR4Health

O projecto FAIR4Health visa facilitar e encorajar a comunidade de investigação em saúde europeia a aplicar os princípios FAIR (Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis), e partilhar e reutilizar os dados de iniciativas de investigação com financiamento público.

O projecto inclui a realização de uma estratégia de sensibilização a nível europeu, um roteiro com um conjunto de diretrizes para estabelecer as bases para a certificação de dados FAIR, uma plataforma FAIR4Health centrada no utilizador, bem como demonstrações do potencial impacto que a implementação de uma estratégia de dados FAIR terá na saúde e na investigação em cuidados e saúde.

Website
https://www.fair4health.eu/

Twitter
https://twitter.com/Fair4Health

Linkedin
https://www.linkedin.com/company/fair4health/

Entidade financiadora
Horizonte2020

Parceiros
Instituto Aragones De Ciencias De La Salud, Espanha
Universidad Carlos Iii De Madrid, Espanha
Atos Spain Sa, Espanha
Tyrolean Private University – UMIT, Áustria
Hl7 International Fondation, Bélgica
Universitaet Leipzig, Alemanha
Academisch Medisch Centrum Bij De Universiteit Van Amsterdam, Holanda
Universite De Geneve, Suiça
Technische Universitaet Braunschweig, Alemanha
Universita Cattolica Del Sacro Cuore, Itália
Association European Federation Formedical Informatics, Suiça
The University Of Edinburgh, Reino Unido
J&a Garrigues Slp, Espanha
SRDC Software Research & Development and Consultancy Corp, Turquia
Universidade Do Porto, Portugal
Institut Za Plucne Bolesti Vojvodine, Sérvia

Green Digital Diversity

Green Digital Diversity project logo

O projeto Green Digital Diversity tem como objetivos promover a cidadania ativa, interculturalidade e intergerecanildade através da capacitação de cidadãos de grupos vulneráveis, do desenvolvimento de competências de cidadania global e da criação de espaços que promovam interações reais e positivas.

Website 
https://www.greendigitaldiversity.com/

Entidade financiadora
ERASMUS+

Parceiros

Cepa Son Canals, Espanha

Volkshochschule Schrobenhausen, Alemanha

The Università del Tempo Libero, Itália

Geoss Slovenia, Eslovénia

Universidade do Porto, Portugal

ICTSkills4All

O ICTskills4All (2018-2021) teve como objetivo explorar e testar práticas pedagógicas inovadoras e eficientes para o design e desenvolvimento de de cursos e conteúdos educativos, direcionados à aquisição de competências digitais entre a população com mais de 55 anos cujas aptidões neste domínio sejam reduzidas.

O ICTskills4All diferencia-se de universidades sénior dada a sua abordagem colaborativa como parte do entendimento das necessidades, conhecimento e limitações do público-alvo para a aquisição de competências digitais. Para além desta abordagem, a promoção da literacia digital entre a população sénior surge como uma importante componente para beneficiar futuros programas educativos (em universidades sénior, cursos de formação ao longo da vida, etc.) concebidos para esta audiência. Neste seguimento, este projeto tem como objetivo melhorar e ampliar a quantidade e a qualidade da oferta formativa dirigida à referida faixa etária. Assim, o ICTskills4All representa um contributo para melhorar a qualidade de vida e autonomia do cidadão sénior, visando o impacto positivo no setor da formação de adultos e seniores em ambientes digitais e acompanhando as tendências atuais do setor educativo e da sociedade de informação.

Website
https://www.up.pt/ictskills4all/pt/
https://www.up.pt/ictskills4alleu/

Facebook
https://www.facebook.com/ICTskills4All

Entidade financiadora
ERASMUS+ 

Parceiros
Universidade do Porto, Portugal
HIPOKAMP, Polónia
Cybermoon Services, Reino Unido
Rigas Aktivo Senioru Alianse, Letónia
ALL DIGITAL, Bélgica

IN4AHA

O projeto IN-4-AHA (Innovation Network for Active and Healthy Ageing) é uma ação de suporte à coordenação (CSA), financiado pela UE, que contribui para o escalonamento transfronteiriço de soluções validadas para o setor da saúde e cuidados sociais. O projeto pretende juntar a procura e oferta destas soluções, assim como envolver os utilizadores finais e interagir com os ecossistemas, instituições, redes e organizações, a um nível local e regional. O Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável (Porto4Ageing) tem um papel de relevo na gestão, dinamização e interação com a comunidade de instituições-alvo do projeto, no seguimento da rede e interações estabelecidas no âmbito da EIP on AHA.

O principal resultado será um modelo de escalonamento de inovação neste campo do envelhecimento ativo e saudável, validado pelas instituições relevantes e complementado por uma estratégia de implementação clara, um conjunto de ferramentas de avaliação de impacto e uma estratégia para investimento de longo-prazo.

Website
https://innovation4ageing.tehnopol.ee/

Twitter
https://twitter.com/EIP_AHA

Facebook
https://www.facebook.com/IN4AHA 

Entidade financiadora
Horizonte2020

Parceiros
Technopol Science and Business Park, Estónia
EIT Health RIS Hub, Escandinávia
Galician Health Cluster, Espanha
Civitta Estonia AS, Estónia
European Regional and Local Health Authorities ASBL, Bélgica
Foundation Praxis Centre for Policy Studies, Estónia
Proud Engineers Ltd , Estónia
South Eastern Finland University of Applied Sciences, Finlândia
Universidade do Porto, Portugal
Slovenian Innovation Hub, European Economic Interest Grouping, Eslovénia

Integrated Care

Integrated Care in frail older adults with non malignant chronic pain

“Integrated Care in frail older adults with non-malignant chronic pain” is a project funded by Pfizer that looks to improve non-oncological chronic pain care in older adults, through the adoption of a patient-centered and coordinated approach of multidisciplinary care. The specific focus of the project is on adults with frailty, since this condition has been associated with high resource consumption, and it is often considered an indicator of complexity and it demands a multi-professional approach. The intervention developed in this project will be implemented in two Pain Centers in Italy and Portugal.

Entidade financiadora
Pfizer (Pfizer Global Medical Grants)

Parceiros

Università Cattolica del Sacro Cuore (UCSC),Italy
Italian National Institute of Health (Istituto Superiore di Sanità- ISS) – Department of Cardiovascular, Endocrine-Metabolic diseases and Aging (DCEA), Italy
Universidade do Porto, Portugal

INVENTHEI

inventhei logo

O INVENTHEI é um projecto da Iniciativa EIT HEI: Inovação Capacity Building for Higher Education, lançado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e é liderado pela EIT RawMaterials – uma das Comunidades de Conhecimento e Inovação do EIT.

O principal objectivo é ajudar os institutos de ensino superior na criação de mecanismos e redes que promovam o ensino da inovação e do empreendedorismo ao pessoal e aos estudantes. O objectivo é formar e encorajar estes últimos a tornarem-se inovadores e empreendedores, contribuindo para a criação de empregos e crescimento económico.

Website
http://www.inventhei.eu/

Linkedin
https://www.linkedin.com/in/inventhei

Entidade financiadora
European Institute of Innovation & Technology

Parceiros

Universidade do Porto, Portugal

INOVA+ Innovation Services, Bélgica

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Portugal

TTK University of Applied Sciences, Estonia

University of Pardubice, Chequia

University of Santiago de Compostela, Espanha

University of Sheffield, Reino Unido

Valahia University of Targoviste, Roménia

LIDS

Lids – Learning Important Digital Skills

LIDS has the goal of designing a learning curriculum of digital skills for underprivileged adults. In order to achieve this goal, a study of the most relevant competencies for this target audience has been made, as well as the training of educators with tools and competencies that allow them to adapt the content studied to the needs of their students, including the development of hybrid educational models.

Website
http://lids.eaiu.org/

Entidade financiadora
ERASMUS+

Parceiros

VHS Volkshochschule Schrobenhausen, Germany
ASPECT – Management and Intercultural Relations, Bulgaria 
IMS RESEARCH & DEVELOPMENT CENTRE, Cyprus
Ergasia Ekpedeftiki S.A., Greece
CENTRO PROVINCIALE ISTRUZIONE ADULTI, Italy
The Association for creativity, communication, collaboration and critical thinking – 4C, North Macedonia
Universidade do Porto, Portugal 
Education Centre Geoss (EC Geoss), Slovenia
Giner de los Ríos, Spain

PhD School

EIT Health Ageing PhD School is a pan-European collaboration of academic and non-academic partners from EIT Health with the goal of promoting intersectional international training of a new generation of expert doctorates and gift them solid skills in Innovation and Entrepreneurship (I&E). 

Besides training in innovation and entrepreneurship, participants from this credited doctorship program also have access to a multi-university experience of learning about ageing, international mobility, and co-orientation for their doctoral thesis in universities, hospitals, and companies, all while gaining real-world experiences that facilitate a holistic learning experience.

Website
https://eithealth.eu/project/eit-health-ageing-phd-school/

Entidade financiadora
EIT – European Institute of Technology

Parceiros

Universidade de Coimbra, Portugal
Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Portugal
Centro Hospital e Universitário de Coimbra, Portugal
Imperial College London, United Kingdom
Institute of Bioengineering of Catalonia, Spain,
Instituto Pedro Nunes, Portugal
KU Leuven, Belgium,
Newcastle University, United Kingdom
Trinity College Dublin, Ireland
Unviersity Medical Center Groningen, Netherlands
University of Copenhagen, Denmark
Universidade de Lisboa, Portugal
University of Cologne, Germany
Medical University of Lódz, Poland
Universidade do Porto, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

SACHI2

O projeto Sharing Childhood 2 (SACHI 2) foi um projeto de investigação europeu e intergeracional desenvolvido ao longo de dois anos (2016-2018). Tratava-se de um programa intergeracional desenvolvido em escolas, com o objetivo de promover o envelhecimento positivo e quebrar as barreiras entre as gerações, em particular, as de crianças dos 9 a 12 anos e de adultos com mais de 50 anos. Com este projeto demonstraram-se vários benefícios para os mais velhos: o desenvolvimento de competências tecnológicas e linguísticas e a capacidade de trabalhar em equipa; no entanto, também surgiram múltiplos benefícios para os outros participantes: professores, famílias, estudantes e equipa de investigação. O projeto assentou sobre quatro objetivos principais:

1. Aumentar a diversidade educacional e o uso de metodologias inclusivas, em particular, metodologias intergeracionais.

2. Melhorar e/ou facilitar a aquisição de competências digitais, linguísticas e colaborativas dos adultos mais velhos.

3. Melhorar a oferta de oportunidades de alta qualidade adaptadas às necessidades individuais dos adultos mais velhos, especialmente dos grupos com maiores necessidades.

4.Disseminar os resultados através de material intelectual.

Website
https://gifes.uib.eu/Proyectos/SACHI-2-Sharing-Childhood-2/

Facebook
https://pt-pt.facebook.com/SharingChildhood2/

Entidade financiadora
ERASMUS+ 

Parceiros
University of Balearic Islands-GIFES, Espanha
HIPOKAMP, Polónia
University of Strathclyde, Glasgow, Reino Unido
Universidade do Porto, Portugal.

SHAPES

SHAPES – Smart and Healthy Ageing through People Engaging in Supportive Systems

SHAPES is an Innovation Action implemented on a large scale to integrate technological, digital, organizational, educational, and social solutions, that contribute to facilitating active and healthy ageing for longer and the maintenance of high living standards. Technological solutions are intended to connect the living contexts of ageing, within the local community, the family (and home), with health and care services contributing to a decrease in costs, hospitalizations and institutionalizations. Towards this, SHAPES will develop a large-scale Pilot Campaign, involving more than 2000 elderly adults from 10 European countries, 15 reference institutions, 6 of which are part of EIP on AHA, and hundreds of stakeholders from all over Europe, with the goal of validating solutions that increase the health, well-being, and autonomy of older adults, while strengthening the sustainability of the health and care systems.

Website
https://shapes2020.eu

Entidade financiadora
https://cordis.europa.eu/project/id/857159

SmashMedicine

SmashMedicine is an online learning platform that combines peer-to-peer learning strategies with gamification and artificial intelligence in order to improve students’ learning experience. In this platform, students can create and answer multiple-choice questions, review content created by their peers and get involved with real-life patients and their stories. Quality is assured by a similar method to that applied to scientific publications, as all questions are reviewed by peers as well as experts or teaching medical doctors.

Website
https://www.smashmedicine.com/pt/

Skills4Adherence

 

Para os profissionais de saúde pode ser difícil lidar com problemas como a não adesão e a polimedicação na população mais velha. Para solucionar estes problemas, o projeto Skills4Adherence foi desenvolvido em colaboração entre três parceiros da Parceria Europeia para a Inovação em Envelhecimento Ativo e Saudável: Universidade Médica de Lodz (Polónia), ICS Maugeri (Itália) e a Universidade do Porto (Portugal).
Do projeto Skills4Adherence resultou uma plataforma educativa em Adesão à Terapêutica e Polimedicação na população mais velha. Este programa, baseado em evidências, é composto por 3 pilares, fornecendo conhecimento básico e habilidades práticas em métodos para melhorar a adesão terapêutica, prevenção de polimedicação e métodos para aumentar a aceitação de intervenções para aumentar a adesão.
O curso é gratuito e aberto a todos os interessados. Os materiais são fornecidos em 4 idiomas: inglês, italiano, polaco e português.

Website
https://skills4adherence.eu/

Facebook
https://www.facebook.com/Skills4Adherence/

Entidade financiadora
ERASMUS+ 

Parceiros
Medical University of Lodz, Polónia
Instituti Clinici Scientifici Maugeri, Itália
Universidade do Porto, Portugal.

Together We Stand

Together We Stand_project logo

Este projeto visa desenvolver, implementar e avaliar uma intervenção em autogestão da doença centrada na família para adultos com insuficiência renal crónica terminal em hemodiálise e familiares.
De um modo geral, com este projeto pretende-se: contribuir para melhorar o conhecimento acerca da doença e dos seus tratamentos; potenciar o desenvolvimento de competências de autogestão da doença que permitam maximizar a adesão aos tratamentos e minimizar o seu impacto psicossocial; promover a comunicação positiva entre o paciente, a sua família e os profissionais de saúde; prevenir a rutura do suporte familiar e evitar o isolamento social.

Website
https://togetherwestand.pt/

Facebook
https://www.facebook.com/TwS.renal

Entidade financiadora
COMPETE2020
Fundação para a Ciência e Tecnologia

VBHCPioneer

Os sistemas de saúde da Europa são insustentáveis. Se nenhuma solução for encontrada, espera-se que o custo dos cuidados de saúde duplique até 2050. O futuro dos cuidados de saúde depende dos cuidados de saúde baseados em valor (VBHC).
No entanto, a falta de sensibilização e conhecimento complica a implementação do VBHC. Para garantir adoção bem-sucedida globalmente, são urgentemente necessários programas robustos para ensinar conceitos de VBHC aos profissionais de saúde.
VBHCPioneer é um módulo formativo impactante de alto valor para capacitar, atualizar e requalificar profissionais de saúde na área de transformação VBHC. Especialistas em VBHC, representantes de pacientes e especialistas académicos de todo o mundo colaborarão para criar um módulo multimédia envolvente que será integrado na plataforma EIT Health Academy. Assim, ajudaremos a consciencializar e educar os atuais e futuros profissionais. Através deste módulo, inspiraremos a próxima geração de pioneiros do VBHC a estimular a mudança, fornecer novas soluções e impulsionar a tão necessária reforma do sistema.

Entidade financiadora
EIT Health

Parceiros
MADoPA – Centre Expert en Technologies et Services pour le Maintien en Autonomie à Domicile des Personnes Agées
Oxford University Hospitals NHS Foundation Trust (Oxford AHSN)
Universidade do Porto
The Collaborating Centre for Values-based practice in Health and Social Care
SmashMedicine LTD

FORMAÇÃO

A capacitação de cidadãos e profissionais é essencial para o desenvolvimento e sucesso de inovações que melhorem a vida da população.
Construímos, promovemos e organizamos diferentes tipos de formação com o fim de facultar a diferentes públicos-alvo ferramentas para o seu desenvolvimento.

 

A.PREENDER – Adultos empreendedores

https://page.porto4ageing.com/1e7e5Jqn/apreender

O A.PREENDER é um curso gratuito de curta duração para pessoas com mais de 45 anos, desempregadas ou à procura de uma mudança profissional, que introduz os participantes ao mundo do empreendedorismo e da inovação.

Os participantes aprendem sobre como iniciar um negócio, gerar ideias, desenvolver competências de comunicação e várias outras valências, para além de  contactarem com especialistas de diversas áreas e adquirirem capacidades transversais para a sua vida.

Este curso representa uma oportunidade única para manter a população no mercado de trabalho, promover um envelhecimento ativo e saudável, e desenvolver soluções inovadoras em diferentes áreas, para além de tirar partido da experiência desta população.

 

Unidade Curricular “Saúde Digital”

saudedigitalup.wordpress.com

A Unidade Curricular (UC) Saúde Digital faz parte da oferta educativa da Universidade do Porto desde que venceu o concurso “Unidades Curriculares InovPed”, promovido pelo departamento de Inovação Pedagógica da instituição. Esta unidade curricular, gerida pela Faculdade de Farmácia (FFUP) e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), vem colmatar uma lacuna na literacia sobre saúde digital, para capacitar os profissionais de saúde do futuro na sua profissão, promover o empreendedorismo e a inovação na saúde, e atualizar os atuais profissionais sobre os avanços e desafios na sua prática quotidiana.
Decorre durante o segundo semestre do ano letivo e está aberta para alunos da UPorto e externos.

EIT Health PhD School

eithealth.eu/programmes/eit-health-ageing-phd-school

O EIT Health PhD School  é um programa pan-Europeu que pretende promover a formação internacional e multidisciplinar de uma nova geração de especialistas, para alcançarem competências sólidas em Inovação e Empreendedorismo (I&E).

Com parceiros académicos e não académicos, esta formação, baseada na saúde e no empreendedorismo, dá a estudantes de doutoramento a oportunidade de desenvolverem um portfólio multi-universitário, mobilidade internacional e co-orientação de teses de doutoramento em universidades, hospitais e empresas europeias.

Para além da oportunidade de mobilidade internacional, formação/educação em áreas de inovação e empreendedorismo, acesso a universidades de topo europeias e à comunidade do EIT Health, os participantes ficam, também, com a marca EIT no seu diploma de doutoramento.

SmashMedicine

porto.smashmedicine.com

O SmashMedicine é uma plataforma de ensino online, onde, através de estratégias de aprendizagem peer-to-peer, gamificação e inteligência artificial, estudantes de diferentes disciplinas podem escrever e responder a perguntas de escolha múltipla, rever o conteúdo dos seus colegas, e envolver-se com histórias de pacientes do mundo real.

Cursos de empreendedorismo e inovação

Inseridos em diferentes atividades e projetos, promovemos vários tipos de formação para o empreendedorismo e inovação em saúde.
Os formatos variam entre workshops, cursos intensivos e ações de capacitação, com o objetivo de formar estudantes, investigadores e profissionais para competências multidisciplinares.
Promovemos também cursos para dotar a população com competências digitais, nomeadamente seniores e pessoas em situações desfavorecidas.

VALIDAÇÃO

A co-criação é essencial para a sucesso das inovações, em especial na área da saúde digital.

A participação do utilizador no desenvolvimento de soluções ao longo de todo o processo permite uma melhor resposta e leva a projetos mais consistentes e focados em necessidades reais.

Dispomos de um conjunto de instituições e utilizadores parceiros para validação das soluções em saúde, desde a fase inicial de levantamento das necessidades, à realização de testes A/B e outros serviços.

PUBLICAÇÕES

Fonseca J, Taveira-Gomes T, Pereira AM, Branco-Ferreira M, Carreiro-Martins P, Alves-Correia M, Correia de Sousa J, Costa E, Lourenço O, Morais-Almeida M, Morête A, Regateiro F, Todo Bom A, Bachert C, Pfaar O, Wallace D, Bedbrook A, Czarlewski W, Bousquet J.

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Bousquet J, Arnavielhe S, Bedbrook A, Bewick M, Laune D, Mathieu-Dupas E, Murray R, Onorato GL, Pépin JL, Picard R, Portejoie F, Costa E, Fonseca J, Lourenço O, Morais-Almeida M, Todo-Bom A, Cruz AA, da Silva J, Serpa FS, Illario M, Menditto E, Cecchi L, Monti R, Napoli L, Ventura MT, De Feo G, Larenas-Linnemann D, Fuentes Perez M, Huerta Villabolos YR, Rivero-Yeverino D, Rodriguez-Zagal E, Amat F, Annesi-Maesano I, Bosse I, Demoly P, Devillier P, Fontaine JF, Just J, Kuna TP, Samolinski B, Valiulis A, Emuzyte R, Kvedariene V, Ryan D, Sheikh A, Schmidt-Grendelmeier P, Klimek L, Pfaar O, Bergmann KC, Mösges R, Zuberbier T, Roller-Wirnsberger RE, Tomazic P, Fokkens WJ, Chavannes NH, Reitsma S, Anto JM, Cardona V, Dedeu T, Mullol J, Haahtela T, Salimäki J, Toppila-Salmi S, Valovirta E, Gemicioğlu B, Yorgancioglu A, Papadopoulos N, Prokopakis EP, Bosnic-Anticevich S, O’Hehir R, Ivancevich JC, Neffen H, Zernotti E, Kull I, Melen E, Wickman M, Bachert C, Hellings P, Palkonen S, Bindslev-Jensen C, Eller E, Waserman S, Sova M, De Vries G, van Eerd M, Agache I, Casale T, Dykewickz M, Naclerio RN, Okamoto Y, Wallace DV; MASK study group.

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