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Universidade do Porto lança website para a capacitação digital da população 55+

A esperança média de vida aumentou 10 anos nas últimas cinco décadas e é expectável que, em 2070, 30% da população europeia tenha mais de 65 anos. Isto representa uma mudança de perspetiva e de políticas para fomentar o envelhecimento ativo e saudável, com uma visão holística desde a infância até à reforma, tendo em conta as crescentes necessidades de saúde e de cuidados a longo prazo. A aprendizagem ao longo da vida é cada vez mais relevante para os mais velhos como forma de se manterem ativos e incluídos.

O Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto (Porto4Ageing) está envolvido em vários projetos internacionais com vista a promover boas práticas para o envelhecimento e para a saúde, como é o caso do ICTskills4All, cujo objetivo é auxiliar no aumento das capacidades digitais de idosos e dos mais desfavorecidos. Ao longo de dois anos, foi desenvolvido um website de ensino, de acesso livre e acessível ao público a partir desta semana – www.ictskills4all.eu, desenvolvido numa abordagem colaborativa, ou seja, com o envolvimento do utilizador final e com a realização de vários testes de usabilidade que permitem adequar os materiais às necessidades dos utilizadores. “Fizemos testes com vários grupos para garantir que a nossa plataforma é de fácil navegação. Coisas como carregar no ícone de uma lupa para fazer uma pesquisa que, para utilizadores mais experientes parece óbvio, mas para quem está a aprender não é”. Explicou Liliana Rodrigues, gestora do projeto. “Precisámos também de aferir quais as verdadeiras necessidades de aprendizagem. Para isso, nós e os nossos parceiros, ministramos cursos presenciais em que concluímos, por exemplo, que a segurança online é um dos temas que suscita mais dúvidas e receio e para o qual é preciso uma abordagem empática”.

Para Kerolyn Ramos, um dos membros do projeto que deu as aulas presenciais, uma das principais barreiras da aprendizagem era o receio que os alunos tinham de não serem capazes: “ao longo das sessões que fizemos, uma das nossas grandes funções era encorajar os alunos. Mesmo no fim, quando questionados sobre o que mudariam na sessão, uma das respostas que teve mais ocorrência foi «o meu modo de aprendizagem». É muito importante ter isto em conta quando se produzem materiais para estes grupos, de modo a que não sejam um fator de frustração, mas um facilitador”.

O desenvolvimento do website, que continuará a ser atualizado e traduzido para quatro línguas, permitiu constatar a importância de impulsionar idosos e desfavorecidos a adquirirem e melhorarem suas competências digitais: “com os grupos com os quais trabalhamos, conseguimos desmistificar o smartphone e mostrar-lhes a sua versatilidade. Agora temos um grupo no whatsapp, onde os alunos falam quase todos os dias. Tivemos também o caso de uma aluna que estava desempregada e, depois de conseguir fazer o seu currículo, arranjou emprego”. Para Kerolyn, os resultados vão ainda mais longe: “para além de ajudar a combater o isolamento e lhes dar ferramentas, há também o aumento da autoestima por se perceberem capazes de aprender”.

A pandemia veio demonstrar ainda mais a importância das competências digitais nos idosos, quando, por exemplo, permite ter consultas médicas online regulares e o acesso a receitas digitais. Liliana Rodrigues justifica “não queremos formar génios da informática, queremos dar-lhes ferramentas para comunicar com o mundo e vice-versa”.

Os resultados do projeto em Portugal serão divulgados num evento online, dia 18 de fevereiro, que conta também com um debate moderado pela Professora Alexandra Lopes, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no qual irão participar Henrique Martins, Professor de Ciências da Saúde na Universidade da Beira Interior e no ISCTE-IUL, Luís Jacob, Presidente da Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) e Elisabete Moreira, delegada do Norte da APRe (Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados). Serão ainda partilhadas as metodologias e o processo criativo para o ensino e produção de conteúdo para adultos com mais de 55 anos. As inscrições estão abertas a todos em tinyurl.com/ictskills4all.

 

O ICTskills4all é um projeto internacional financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, coordenado pelo Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto, com parceiros na Bélgica, Letónia, Polónia e Reino Unido.

2021-02-17

Porto4Ageing e SHAPES participam em sessão sobre o Horizonte Europa como casos de sucesso

No dia 27 de janeiro, o Professor Elísio Costa e o Dr. Pedro Rocha participaram na sessão “A Universidade do Porto rumo à Saúde no Horizonte da Europa”, onde partilharam as suas experiências no projeto SHAPES e no Centro de Competêcias para o Envelhecimento Saudável e Ativo da Universidade do Porto - Porto4Ageing, como exemplos de boas práticas do Horizonte2020.

Esta sessão, organizada pelo Serviço de Investigação e Projetos da Universidade do Porto, teve como objetivo motivar e explicar a investigadores e Professores da instituição como fazerem candidaturas de sucesso a projetos do Horizonte Europa na área da saúde e os benefícios deste programa. Foram convidados o Dr. Pedro Rodrigues, Vice-Reitor para a Investigação, Inovação e Internacionalização da Universidade do Porto, a Dr. Patrícia Calado, a Dr. Isabel Carvalho-Oliveira e o Dr. Afonso Duarte, enquanto representantes do AICIB (Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica), o Professor Elísio Costa, Diretor do consórcio Porto4Ageing e o Dr. Pedro Rocha, investigador e gestor no projeto SHAPES.

Durante a apresentação, o Dr. Pedro Rocha falou sobre o contexto, a metodologia e os resultados do SHAPES2020, e o Professor Elísio Costa focou os programas e o progresso do Centro de Competências Porto4Ageing, que é parte de vários projetos de sucesso do Horizonte2020.

2021-02-08