PROJETOS EM CURSO

AGES

O Projecto AGES visa capacitar os cidadãos idosos europeus com conhecimentos, estratégias e ferramentas para os ajudar a melhorar a qualidade de vida e a ter um envelhecimento ativo, feliz, saudável e bem sucedido. O consórcio realiza eventos e está a desenvolver materiais de formação para introduzir novos métodos de gestão do stress,  literacia financeira, digital e em saúde, e atividades de formação em línguas estrangeiras. O projeto visa também melhorar a comunicação intergeracional e a troca de experiências e informações entre as gerações. Outro objectivo do projecto AGES é criar um ambiente mais favorável à idade, explorando as boas práticas das Cidades e Comunidades Amigas da Idade das cidades dos parceiros.

Website
https://agesproject.eu/

Facebook
https://www.facebook.com/activelyagingeuropeanseniors/

Entidade financiadora
ERASMUS+ 

Parceiros
E-seniors: Initiation Des Seniors Aux Ntic Association, França
Universidade Do Porto, Portugal
Lidi Smart Solutions, Holanda
Magenta Consultoria Projects Sl, Espanha
Fundacja “Parasol“, Polónia

BEAMER

O projeto “BEhavioral and Adherence Model for improving quality, health outcomes and cost-Effectiveness of healthcaRe – BEAMER” reúne 28 parceiros europeus da academia, sociedade civil e indústria para trabalhar no sentido de uma melhor compreensão dos fatores que afetam a adesão terapêutica e desenvolver um modelo que permitirá aos principais atores na área de saúde implementar soluções de maneira económica para atender às necessidades dos pacientes e melhorar as taxas de adesão.

Entidade financiadora
Innovative Medicines Initiative (IMI)

CAOP

O CAOP – Adaptação climátiva para pessoas idosas que vivem em áreas urbanas vulneráveis. Desenvolvimento de uma Metodologia Climaticamente Responsiva e Localmente Participada – é um projeto que pretende desenvolver soluções de mitigação e inversão dos efeitos adversos das alterações climáticas através do estudo dos efeitos destes na saúde, qualidade de vida e condição socioeconómica das pessoas idosas que vivem em áreas urbanas vulneráveis, usando os resultados desse estudo para desenvolveruma metodologia de planeamento/desenho urbano climaticamente responsivo e localmente participado.

Entidade financiadora
Fundação para a Ciência e Tecnologia

CONNECT

O projeto Connect – Cooperação para a inovação e Partilha de boas práticas – centra-se na prioridade nacional de “colmatar lacunas e desajustamentos de competências” através da realização de um programa educativo, para estudantes dos países europeus, que promova a inovação contínua e o empreendedorismo no setor europeu da saúde digital.
O principal foco do projeto Connect foca-se em questões de inovação em eHealth, o estado da arte, a formação e educação dos estudantes necessária no mercado da saúde, e resultará num programa educativo formal e não formal, altamente organizado e sistemático, para melhorar conhecimento, desenvolver aptidões e competências intersectoriais, empreendedorismo e apoiar o pensamento crítico dos estudantes necessário para melhorar os cuidados de saúde.

Entidade financiadora
ERASMUS+ 

Parceiros
Universitatea Babes Bolyai, Roménia
Asociatia Init, Roménia
Universidade Do Porto, Portugal
Europäische Bildungsinitiative, Áustria

EIT Health Hub

A Universidade do Porto está representada no EIT Health como membro da comunidade Innostars. O EIT Health InnoStars reúne 21 parceiros principais e associados das regiões em crescimento dos países europeus, onde o ritmo geral de inovação ainda é moderado. Promove a inovação na área da saúde com competições, educação, apoio a start-ups, conferências e muitas outras atividades. Como um hub nesta comunidade, a Universidade do Porto dedica-se ao desenvolvimento do ecossistema de inovação local e implementa diversas atividades para ajudar estudantes, investigadores e empreendedores a encontrar a melhor maneira de desenvolver as suas competências e a transferir as suas ideias para o mercado.

Website
https://www.up.pt/eithealth/  

Entidade financiadora
EIT Health

Parceiros
https://eit.europa.eu/our-activities/eit-regional-innovation-scheme-ris

Green Digital Diversity

Green Digital Diversity project logo

O projeto Green Digital Diversity tem como objetivos promover a cidadania ativa, interculturalidade e intergerecanildade através da capacitação de cidadãos de grupos vulneráveis, do desenvolvimento de competências de cidadania global e da criação de espaços que promovam interações reais e positivas.

Website 
https://www.greendigitaldiversity.com/

Entidade financiadora
ERASMUS+

Parceiros

Cepa Son Canals, Espanha

Volkshochschule Schrobenhausen, Alemanha

The Università del Tempo Libero, Itália

Geoss Slovenia, Eslovénia

Universidade do Porto, Portugal

IN4AHA

O projeto IN-4-AHA (Innovation Network for Active and Healthy Ageing) é uma ação de suporte à coordenação (CSA), financiado pela UE, que contribui para o escalonamento transfronteiriço de soluções validadas para o setor da saúde e cuidados sociais. O projeto pretende juntar a procura e oferta destas soluções, assim como envolver os utilizadores finais e interagir com os ecossistemas, instituições, redes e organizações, a um nível local e regional. O Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável (Porto4Ageing) tem um papel de relevo na gestão, dinamização e interação com a comunidade de instituições-alvo do projeto, no seguimento da rede e interações estabelecidas no âmbito da EIP on AHA.

O principal resultado será um modelo de escalonamento de inovação neste campo do envelhecimento ativo e saudável, validado pelas instituições relevantes e complementado por uma estratégia de implementação clara, um conjunto de ferramentas de avaliação de impacto e uma estratégia para investimento de longo-prazo.

Website
https://innovation4ageing.tehnopol.ee/

Twitter
https://twitter.com/EIP_AHA

Facebook
https://www.facebook.com/IN4AHA 

Entidade financiadora
Horizonte2020

Parceiros
Technopol Science and Business Park, Estónia
EIT Health RIS Hub, Escandinávia
Galician Health Cluster, Espanha
Civitta Estonia AS, Estónia
European Regional and Local Health Authorities ASBL, Bélgica
Foundation Praxis Centre for Policy Studies, Estónia
Proud Engineers Ltd , Estónia
South Eastern Finland University of Applied Sciences, Finlândia
Universidade do Porto, Portugal
Slovenian Innovation Hub, European Economic Interest Grouping, Eslovénia

INVENTHEI

inventhei logo

O INVENTHEI é um projecto da Iniciativa EIT HEI: Inovação Capacity Building for Higher Education, lançado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) e é liderado pela EIT RawMaterials – uma das Comunidades de Conhecimento e Inovação do EIT.

O principal objectivo é ajudar os institutos de ensino superior na criação de mecanismos e redes que promovam o ensino da inovação e do empreendedorismo ao pessoal e aos estudantes. O objectivo é formar e encorajar estes últimos a tornarem-se inovadores e empreendedores, contribuindo para a criação de empregos e crescimento económico.

Website
http://www.inventhei.eu/

Linkedin
https://www.linkedin.com/in/inventhei

Entidade financiadora
European Institute of Innovation & Technology

Parceiros

Universidade do Porto, Portugal

INOVA+ Innovation Services, Bélgica

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, Portugal

TTK University of Applied Sciences, Estonia

University of Pardubice, Chequia

University of Santiago de Compostela, Espanha

University of Sheffield, Reino Unido

Valahia University of Targoviste, Roménia

Integrated Care

Integrated Care in frail older adults with non malignant chronic pain

“Integrated Care in frail older adults with non-malignant chronic pain” is a project funded by Pfizer that looks to improve non-oncological chronic pain care in older adults, through the adoption of a patient-centered and coordinated approach of multidisciplinary care. The specific focus of the project is on adults with frailty, since this condition has been associated with high resource consumption, and it is often considered an indicator of complexity and it demands a multi-professional approach. The intervention developed in this project will be implemented in two Pain Centers in Italy and Portugal.

Entidade financiadora
Pfizer (Pfizer Global Medical Grants)

Parceiros

Università Cattolica del Sacro Cuore (UCSC),Italy
Italian National Institute of Health (Istituto Superiore di Sanità- ISS) – Department of Cardiovascular, Endocrine-Metabolic diseases and Aging (DCEA), Italy
Universidade do Porto, Portugal

PhD School

EIT Health Ageing PhD School is a pan-European collaboration of academic and non-academic partners from EIT Health with the goal of promoting intersectional international training of a new generation of expert doctorates and gift them solid skills in Innovation and Entrepreneurship (I&E). 

Besides training in innovation and entrepreneurship, participants from this credited doctorship program also have access to a multi-university experience of learning about ageing, international mobility, and co-orientation for their doctoral thesis in universities, hospitals, and companies, all while gaining real-world experiences that facilitate a holistic learning experience.

Website
https://eithealth.eu/project/eit-health-ageing-phd-school/

Entidade financiadora
EIT – European Institute of Technology

Parceiros

Universidade de Coimbra, Portugal
Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Portugal
Centro Hospital e Universitário de Coimbra, Portugal
Imperial College London, United Kingdom
Institute of Bioengineering of Catalonia, Spain,
Instituto Pedro Nunes, Portugal
KU Leuven, Belgium,
Newcastle University, United Kingdom
Trinity College Dublin, Ireland
Unviersity Medical Center Groningen, Netherlands
University of Copenhagen, Denmark
Universidade de Lisboa, Portugal
University of Cologne, Germany
Medical University of Lódz, Poland
Universidade do Porto, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

SmashMedicine

SmashMedicine is an online learning platform that combines peer-to-peer learning strategies with gamification and artificial intelligence in order to improve students’ learning experience. In this platform, students can create and answer multiple-choice questions, review content created by their peers and get involved with real-life patients and their stories. Quality is assured by a similar method to that applied to scientific publications, as all questions are reviewed by peers as well as experts or teaching medical doctors.

Website
https://www.smashmedicine.com/pt/

SHAPES

SHAPES – Smart and Healthy Ageing through People Engaging in Supportive Systems

SHAPES is an Innovation Action implemented on a large scale to integrate technological, digital, organizational, educational, and social solutions, that contribute to facilitating active and healthy ageing for longer and the maintenance of high living standards. Technological solutions are intended to connect the living contexts of ageing, within the local community, the family (and home), with health and care services contributing to a decrease in costs, hospitalizations and institutionalizations. Towards this, SHAPES will develop a large-scale Pilot Campaign, involving more than 2000 elderly adults from 10 European countries, 15 reference institutions, 6 of which are part of EIP on AHA, and hundreds of stakeholders from all over Europe, with the goal of validating solutions that increase the health, well-being, and autonomy of older adults, while strengthening the sustainability of the health and care systems.

Website
https://shapes2020.eu

Entidade financiadora
https://cordis.europa.eu/project/id/857159

VIBE

O objectivo do projecto V.I.B.E. é o desenvolvimento e reforço das competências digitais e da cooperação educativa das organizações participantes, e também a partilha dos seus conhecimentos e melhores práticas com um público mais vasto, através de tecnologias de Realidade Virtual.

Os participantes incluem jovens interessados em medicina e no ensino superior STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), estudantes universitários e funcionários, e cidadãos interessados nestas áreas.

Com base na análise detalhada das necessidades, o objectivo é explorar minuciosamente as possibilidades que as plataformas VR podem fornecer e avaliar criticamente as soluções disponíveis.

 

Entidade financiadora
ERASMUS+

Parceiros

University of Pecs, Hungria
Universidade do Porto, Portugal
Politechnika Slaska, Poland
Dex Innovation Centre, Chéquia

PROJETOS CONCLUÍDOS

FAIR4Health

O projecto FAIR4Health visa facilitar e encorajar a comunidade de investigação em saúde europeia a aplicar os princípios FAIR (Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis), e partilhar e reutilizar os dados de iniciativas de investigação com financiamento público.

O projecto inclui a realização de uma estratégia de sensibilização a nível europeu, um roteiro com um conjunto de diretrizes para estabelecer as bases para a certificação de dados FAIR, uma plataforma FAIR4Health centrada no utilizador, bem como demonstrações do potencial impacto que a implementação de uma estratégia de dados FAIR terá na saúde e na investigação em cuidados e saúde.

Website
https://www.fair4health.eu/

Twitter
https://twitter.com/Fair4Health

Linkedin
https://www.linkedin.com/company/fair4health/

Entidade financiadora
Horizonte2020

Parceiros
Instituto Aragones De Ciencias De La Salud, Espanha
Universidad Carlos Iii De Madrid, Espanha
Atos Spain Sa, Espanha
Tyrolean Private University – UMIT, Áustria
Hl7 International Fondation, Bélgica
Universitaet Leipzig, Alemanha
Academisch Medisch Centrum Bij De Universiteit Van Amsterdam, Holanda
Universite De Geneve, Suiça
Technische Universitaet Braunschweig, Alemanha
Universita Cattolica Del Sacro Cuore, Itália
Association European Federation Formedical Informatics, Suiça
The University Of Edinburgh, Reino Unido
J&a Garrigues Slp, Espanha
SRDC Software Research & Development and Consultancy Corp, Turquia
Universidade Do Porto, Portugal
Institut Za Plucne Bolesti Vojvodine, Sérvia

ICTSkills4All

O ICTskills4All (2018-2021) teve como objetivo explorar e testar práticas pedagógicas inovadoras e eficientes para o design e desenvolvimento de de cursos e conteúdos educativos, direcionados à aquisição de competências digitais entre a população com mais de 55 anos cujas aptidões neste domínio sejam reduzidas.

O ICTskills4All diferencia-se de universidades sénior dada a sua abordagem colaborativa como parte do entendimento das necessidades, conhecimento e limitações do público-alvo para a aquisição de competências digitais. Para além desta abordagem, a promoção da literacia digital entre a população sénior surge como uma importante componente para beneficiar futuros programas educativos (em universidades sénior, cursos de formação ao longo da vida, etc.) concebidos para esta audiência. Neste seguimento, este projeto tem como objetivo melhorar e ampliar a quantidade e a qualidade da oferta formativa dirigida à referida faixa etária. Assim, o ICTskills4All representa um contributo para melhorar a qualidade de vida e autonomia do cidadão sénior, visando o impacto positivo no setor da formação de adultos e seniores em ambientes digitais e acompanhando as tendências atuais do setor educativo e da sociedade de informação.

Website
https://www.up.pt/ictskills4all/pt/
https://www.up.pt/ictskills4alleu/

Facebook
https://www.facebook.com/ICTskills4All

Entidade financiadora
ERASMUS+ 

Parceiros
Universidade do Porto, Portugal
HIPOKAMP, Polónia
Cybermoon Services, Reino Unido
Rigas Aktivo Senioru Alianse, Letónia
ALL DIGITAL, Bélgica

LIDS

Lids – Learning Important Digital Skills

LIDS has the goal of designing a learning curriculum of digital skills for underprivileged adults. In order to achieve this goal, a study of the most relevant competencies for this target audience has been made, as well as the training of educators with tools and competencies that allow them to adapt the content studied to the needs of their students, including the development of hybrid educational models.

Website
http://lids.eaiu.org/

Entidade financiadora
ERASMUS+

Parceiros

VHS Volkshochschule Schrobenhausen, Germany
ASPECT – Management and Intercultural Relations, Bulgaria 
IMS RESEARCH & DEVELOPMENT CENTRE, Cyprus
Ergasia Ekpedeftiki S.A., Greece
CENTRO PROVINCIALE ISTRUZIONE ADULTI, Italy
The Association for creativity, communication, collaboration and critical thinking – 4C, North Macedonia
Universidade do Porto, Portugal 
Education Centre Geoss (EC Geoss), Slovenia
Giner de los Ríos, Spain

SACHI2

O projeto Sharing Childhood 2 (SACHI 2) foi um projeto de investigação europeu e intergeracional desenvolvido ao longo de dois anos (2016-2018). Tratava-se de um programa intergeracional desenvolvido em escolas, com o objetivo de promover o envelhecimento positivo e quebrar as barreiras entre as gerações, em particular, as de crianças dos 9 a 12 anos e de adultos com mais de 50 anos. Com este projeto demonstraram-se vários benefícios para os mais velhos: o desenvolvimento de competências tecnológicas e linguísticas e a capacidade de trabalhar em equipa; no entanto, também surgiram múltiplos benefícios para os outros participantes: professores, famílias, estudantes e equipa de investigação. O projeto assentou sobre quatro objetivos principais:

1. Aumentar a diversidade educacional e o uso de metodologias inclusivas, em particular, metodologias intergeracionais.

2. Melhorar e/ou facilitar a aquisição de competências digitais, linguísticas e colaborativas dos adultos mais velhos.

3. Melhorar a oferta de oportunidades de alta qualidade adaptadas às necessidades individuais dos adultos mais velhos, especialmente dos grupos com maiores necessidades.

4.Disseminar os resultados através de material intelectual.

Website
https://gifes.uib.eu/Proyectos/SACHI-2-Sharing-Childhood-2/

Facebook
https://pt-pt.facebook.com/SharingChildhood2/

Entidade financiadora
ERASMUS+ 

Parceiros
University of Balearic Islands-GIFES, Espanha
HIPOKAMP, Polónia
University of Strathclyde, Glasgow, Reino Unido
Universidade do Porto, Portugal.

Skills4Adherence

 

Para os profissionais de saúde pode ser difícil lidar com problemas como a não adesão e a polimedicação na população mais velha. Para solucionar estes problemas, o projeto Skills4Adherence foi desenvolvido em colaboração entre três parceiros da Parceria Europeia para a Inovação em Envelhecimento Ativo e Saudável: Universidade Médica de Lodz (Polónia), ICS Maugeri (Itália) e a Universidade do Porto (Portugal).
Do projeto Skills4Adherence resultou uma plataforma educativa em Adesão à Terapêutica e Polimedicação na população mais velha. Este programa, baseado em evidências, é composto por 3 pilares, fornecendo conhecimento básico e habilidades práticas em métodos para melhorar a adesão terapêutica, prevenção de polimedicação e métodos para aumentar a aceitação de intervenções para aumentar a adesão.
O curso é gratuito e aberto a todos os interessados. Os materiais são fornecidos em 4 idiomas: inglês, italiano, polaco e português.

Website
https://skills4adherence.eu/

Facebook
https://www.facebook.com/Skills4Adherence/

Entidade financiadora
ERASMUS+ 

Parceiros
Medical University of Lodz, Polónia
Instituti Clinici Scientifici Maugeri, Itália
Universidade do Porto, Portugal.

Together We Stand

Together We Stand_project logo

Este projeto visa desenvolver, implementar e avaliar uma intervenção em autogestão da doença centrada na família para adultos com insuficiência renal crónica terminal em hemodiálise e familiares.
De um modo geral, com este projeto pretende-se: contribuir para melhorar o conhecimento acerca da doença e dos seus tratamentos; potenciar o desenvolvimento de competências de autogestão da doença que permitam maximizar a adesão aos tratamentos e minimizar o seu impacto psicossocial; promover a comunicação positiva entre o paciente, a sua família e os profissionais de saúde; prevenir a rutura do suporte familiar e evitar o isolamento social.

Website
https://togetherwestand.pt/

Facebook
https://www.facebook.com/TwS.renal

Entidade financiadora
COMPETE2020
Fundação para a Ciência e Tecnologia

FORMAÇÃO

A capacitação de cidadãos e profissionais é essencial para o desenvolvimento e sucesso de inovações que melhorem a vida da população.
Construímos, promovemos e organizamos diferentes tipos de formação com o fim de facultar a diferentes públicos-alvo ferramentas para o seu desenvolvimento.

 

A.PREENDER – Adultos empreendedores

https://page.porto4ageing.com/1e7e5Jqn/apreender

O A.PREENDER é um curso gratuito de curta duração para pessoas com mais de 45 anos, desempregadas ou à procura de uma mudança profissional, que introduz os participantes ao mundo do empreendedorismo e da inovação.

Os participantes aprendem sobre como iniciar um negócio, gerar ideias, desenvolver competências de comunicação e várias outras valências, para além de  contactarem com especialistas de diversas áreas e adquirirem capacidades transversais para a sua vida.

Este curso representa uma oportunidade única para manter a população no mercado de trabalho, promover um envelhecimento ativo e saudável, e desenvolver soluções inovadoras em diferentes áreas, para além de tirar partido da experiência desta população.

 

Unidade Curricular “Saúde Digital”

saudedigitalup.wordpress.com

A Unidade Curricular (UC) Saúde Digital faz parte da oferta educativa da Universidade do Porto desde que venceu o concurso “Unidades Curriculares InovPed”, promovido pelo departamento de Inovação Pedagógica da instituição. Esta unidade curricular, gerida pela Faculdade de Farmácia (FFUP) e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), vem colmatar uma lacuna na literacia sobre saúde digital, para capacitar os profissionais de saúde do futuro na sua profissão, promover o empreendedorismo e a inovação na saúde, e atualizar os atuais profissionais sobre os avanços e desafios na sua prática quotidiana.
Decorre durante o segundo semestre do ano letivo e está aberta para alunos da UPorto e externos.

EIT Health PhD School

eithealth.eu/programmes/eit-health-ageing-phd-school

O EIT Health PhD School  é um programa pan-Europeu que pretende promover a formação internacional e multidisciplinar de uma nova geração de especialistas, para alcançarem competências sólidas em Inovação e Empreendedorismo (I&E).

Com parceiros académicos e não académicos, esta formação, baseada na saúde e no empreendedorismo, dá a estudantes de doutoramento a oportunidade de desenvolverem um portfólio multi-universitário, mobilidade internacional e co-orientação de teses de doutoramento em universidades, hospitais e empresas europeias.

Para além da oportunidade de mobilidade internacional, formação/educação em áreas de inovação e empreendedorismo, acesso a universidades de topo europeias e à comunidade do EIT Health, os participantes ficam, também, com a marca EIT no seu diploma de doutoramento.

SmashMedicine

porto.smashmedicine.com

O SmashMedicine é uma plataforma de ensino online, onde, através de estratégias de aprendizagem peer-to-peer, gamificação e inteligência artificial, estudantes de diferentes disciplinas podem escrever e responder a perguntas de escolha múltipla, rever o conteúdo dos seus colegas, e envolver-se com histórias de pacientes do mundo real.

Cursos de empreendedorismo e inovação

Inseridos em diferentes atividades e projetos, promovemos vários tipos de formação para o empreendedorismo e inovação em saúde.
Os formatos variam entre workshops, cursos intensivos e ações de capacitação, com o objetivo de formar estudantes, investigadores e profissionais para competências multidisciplinares.
Promovemos também cursos para dotar a população com competências digitais, nomeadamente seniores e pessoas em situações desfavorecidas.

VALIDAÇÃO

A co-criação é essencial para a sucesso das inovações, em especial na área da saúde digital.

A participação do utilizador no desenvolvimento de soluções ao longo de todo o processo permite uma melhor resposta e leva a projetos mais consistentes e focados em necessidades reais.

Dispomos de um conjunto de instituições e utilizadores parceiros para validação das soluções em saúde, desde a fase inicial de levantamento das necessidades, à realização de testes A/B e outros serviços.

PUBLICAÇÕES

Fonseca J, Taveira-Gomes T, Pereira AM, Branco-Ferreira M, Carreiro-Martins P, Alves-Correia M, Correia de Sousa J, Costa E, Lourenço O, Morais-Almeida M, Morête A, Regateiro F, Todo Bom A, Bachert C, Pfaar O, Wallace D, Bedbrook A, Czarlewski W, Bousquet J.

[ARIA 2019: An Integrated Care Pathway for Allergic Rhinitis in Portugal]

Acta Med Port. 2021 Feb 1;34(2):144-157. doi: 10.20344/amp.13777. Epub 2020 Dec 4.

_______________________________________________________

Guedes H, Morgado M, Rodrigues M, Cruz A, Fonseca C, Costa E, Araujo ARTS.

Allergic rhinitis characterization in community pharmacy customers: a cross-sectional study

Int J Clin Pharm. 2021 Feb;43(1):118-127. doi: 10.1007/s11096-020-01115-z. Epub 2020 Sep 20.

_______________________________________________________

Bousquet J, Anto JM, Bachert C, Haahtela T, Zuberbier T, Czarlewski W, Bedbrook A, Bosnic-Anticevich S, Walter Canonica G, Cardona V, Costa E, Cruz AA, Erhola M, Fokkens WJ, Fonseca JA, Illario M, Ivancevich JC, Jutel M, Klimek L, Kuna P, Kvedariene V, Le L, Larenas-Linnemann DE, Laune D, Lourenço OM, Melén E, Mullol J, Niedoszytko M, Odemyr M, Okamoto Y, Papadopoulos NG, Patella V, Pfaar O, Pham-Thi N, Rolland C, Samolinski B, Sheikh A, Sofiev M, Suppli Ulrik C, Todo-Bom A, Tomazic PV, Toppila-Salmi S, Tsiligianni I, Valiulis A, Valovirta E, Ventura MT, Walker S, Williams S, Yorgancioglu A, Agache I, Akdis CA, Almeida R, Ansotegui IJ, Annesi-Maesano I, Arnavielhe S, Basagaña X, D Bateman E, Bédard A, Bedolla-Barajas M, Becker S, Bennoor KS, Benveniste S, Bergmann KC, Bewick M, Bialek S, E Billo N, Bindslev-Jensen C, Bjermer L, Blain H, Bonini M, Bonniaud P, Bosse I, Bouchard J, Boulet LP, Bourret R, Boussery K, Braido F, Briedis V, Briggs A, Brightling CE, Brozek J, Brusselle G, Brussino L, Buhl R, Buonaiuto R, Calderon MA, Camargos P, Camuzat T, Caraballo L, Carriazo AM, Carr W, Cartier C, Casale T, Cecchi L, Cepeda Sarabia AM, H Chavannes N, Chkhartishvili E, Chu DK, Cingi C, Correia de Sousa J, et al.

ARIA digital anamorphosis: Digital transformation of health and care in airway diseases from research to practice.

Allergy. 2021 Jan;76(1):168-190. doi: 10.1111/all.14422. Epub 2020 Oct 23.

_______________________________________________________

Midão L, Brochado P, Almada M, Duarte M, Paúl C, Costa E.

Frailty Status and Polypharmacy Predict All-Cause Mortality in Community Dwelling Older Adults in Europe

Int J Environ Res Public Health. 2021 Mar 30;18(7):3580. doi: 10.3390/ijerph18073580.

_______________________________________________________

Bousquet J, Schröder-Bernhardi D, Bachert C, Canonica GW, Cardona V, Costa EM, Czarlewski W, Devillier P, Fonseca JA, Klimek L, Kuna P, Lourenco O, Mullol J, Pfaar O, Pham-Thi N, Samolinski B, Saueressig J, Scadding GK, Stroh AK, Scheire S, Van Ganse E, Zuberbier T.

Heterogeneity of the pharmacologic treatment of allergic rhinitis in Europe based on MIDAS and OTCims platforms

Clin Exp Allergy. 2021 Apr 20. doi: 10.1111/cea.13884. Online ahead of print.

Almada M, Midão L, Portela D, Dias I, Núñez-Benjumea FJ, Parra-Calderón CL, Costa E.

[A New Paradigm in Health Research: FAIR Data (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable)]

Acta Med Port. 2020 Dec 2;33(12):828-834. doi: 10.20344/amp.12910. Epub 2020 Dec 2.

_______________________________________________________

Portela D, Almada M, Midão L, Costa E.

Instrumental Activities of Daily Living (iADL) Limitations in Europe: An Assessment of SHARE Data

Int J Environ Res Public Health. 2020 Oct 10;17(20):7387. doi: 10.3390/ijerph17207387.

_______________________________________________________

Maffoni M, Traversoni S, Costa E, Midão L, Kardas P, Kurczewska-Michalak M, Giardini A.

Medication adherence in the older adults with chronic multimorbidity: a systematic review of qualitative studies on patient’s experience

Eur Geriatr Med. 2020 Jun;11(3):369-381. doi: 10.1007/s41999-020-00313-2. Epub 2020 Mar 30.

_______________________________________________________

Granata N, Traversoni S, Kardas P, Kurczewska-Michalak M, Costa E, Midão L, Giardini A.

Methodological features of quantitative studies on medication adherence in older patients with chronic morbidity: A systematic review

Patient Educ Couns. 2020 Oct;103(10):2132-2141. doi: 10.1016/j.pec.2020.04.006. Epub 2020 May 6.

_______________________________________________________

Menditto E, Orlando V, De Rosa G, Minghetti P, Musazzi UM, Cahir C, Kurczewska-Michalak M, Kardas P, Costa E, Sousa Lobo JM, Almeida IF.

Patient Centric Pharmaceutical Drug Product Design-The Impact on Medication Adherence

Pharmaceutics. 2020 Jan 3;12(1):44. doi: 10.3390/pharmaceutics12010044.

_______________________________________________________

Kardas P, Aguilar-Palacio I, Almada M, Cahir C, Costa E, Giardini A, Malo S, Massot Mesquida M, Menditto E, Midão L, Parra-Calderón CL, Pepiol Salom E, Vrijens B.

The Need to Develop Standard Measures of Patient Adherence for Big Data: Viewpoint

J Med Internet Res. 2020 Aug 27;22(8):e18150. doi: 10.2196/18150.

_______________________________________________________

Bédard A, Basagaña X, Anto JM, Garcia-Aymerich J, Devillier P, Arnavielhe S, Bedbrook A, Onorato GL, Czarlewski W, Murray R, Almeida R, Fonseca JA, Correia da Sousa J, Costa E, Morais-Almeida M, Todo-Bom A, Cecchi L, De Feo G, Illario M, Menditto E, Monti R, Stellato C, Ventura MT, Annesi-Maesano I, Bosse I, Fontaine JF, Pham-Thi N, Thibaudon M, Schmid-Grendelmeier P, Spertini F, Chavannes NH, Fokkens WJ, Reitsma S, Dubakiene R, Emuzyte R, Kvedariene V, Valiulis A, Kuna P, Samolinski B, Klimek L, Mösges R, Pfaar O, Shamai S, Roller-Wirnsberger RE, Tomazic PV, Ryan D, Sheikh A, Haahtela T, Toppila-Salmi S, Valovirta E, Cardona V, Mullol J, Valero A, Makris M, Papadopoulos NG, Prokopakis EP, Psarros F, Bachert C, Hellings PW, Pugin B, Bindslev-Jensen C, Eller E, Kull I, Melén E, Wickman M, De Vries G, van Eerd M, Agache I, Ansotegui IJ, Bosnic-Anticevich S, Cruz AA, Casale T, Ivancevich JC, Larenas-Linnemann DE, Sofiev M, Wallace D, Waserman S, Yorgancioglu A, Laune D, Bousquet J; MASK study group.

Treatment of allergic rhinitis during and outside the pollen season using mobile technology. A MASK study

Clin Transl Allergy. 2020 Dec 9;10(1):62. doi: 10.1186/s13601-020-00342-x.

Menditto E, Costa E, Midão L, Bosnic-Anticevich S, Novellino E, Bialek S, Briedis V, Mair A, Rajabian-Soderlund R, Arnavielhe S, Bedbrook A, Czarlewski W, Annesi-Maesano I, Anto JM, Devillier P, De Vries G, Keil T, Sheikh A, Orlando V, Larenas-Linnemann D, Cecchi L, De Feo G, Illario M, Stellato C, Fonseca J, Malva J, Morais-Almeida M, Pereira AM, Todo-Bom AM, Kvedariene V, Valiulis A, Bergmann KC, Klimek L, Mösges R, Pfaar O, Zuberbier T, Cardona V, Mullol J, Papadopoulos NG, Prokopakis EP, Bewick M, Ryan D, Roller-Wirnsberger RE, Tomazic PV, Cruz AA, Kuna P, Samolinski B, Fokkens WJ, Reitsma S, Bosse I, Fontaine JF, Laune D, Haahtela T, Toppila-Salmi S, Bachert C, Hellings PW, Melén E, Wickman M, Bindslev-Jensen C, Eller E, O’Hehir RE, Cingi C, Gemicioğlu B, Kalayci O, Ivancevich JC, Bousquet J; MASK group.

Adherence to treatment in allergic rhinitis using mobile technology. The MASK Study

Clin Exp Allergy. 2019 Apr;49(4):442-460. doi: 10.1111/cea.13333. Epub 2019 Mar 12.

_______________________________________________________

Bousquet J, Hellings PW, Agache I, Amat F, Annesi-Maesano I, Ansotegui IJ, Anto JM, Bachert C, Bateman ED, Bedbrook A, Bennoor K, Bewick M, Bindslev-Jensen C, Bosnic-Anticevich S, Bosse I, Brozek J, Brussino L, Canonica GW, Cardona V, Casale T, Cepeda Sarabia AM, Chavannes NH, Cecchi L, Correia de Sousa J, Costa E, Cruz AA, Czarlewski W, De Carlo G, De Feo G, Demoly P, Devillier P, Dykewicz MS, El-Gamal Y, Eller EE, Fonseca JA, Fontaine JF, Fokkens WJ, Guzmán MA, Haahtela T, Illario M, Ivancevich JC, Just J, Kaidashev I, Khaitov M, Kalayci O, Keil T, Klimek L, Kowalski ML, Kuna P, Kvedariene V, Larenas-Linnemann D, Laune D, Le LTT, Carlsen KL, Lourenço O, Mahboub B, Mair A, Menditto E, Milenkovic B, Morais-Almeida M, Mösges R, Mullol J, Murray R, Naclerio R, Namazova-Baranova L, Novellino E, O’Hehir RE, Ohta K, Okamoto Y, Okubo K, Onorato GL, Palkonen S, Panzner P, Papadopoulos NG, Park HS, Paulino E, Pawankar R, Pfaar O, Plavec D, Popov TA, Potter P, Prokopakis EP, Rottem M, Ryan D, Salimäki J, Samolinski B, Sanchez-Borges M, Schunemann HJ, Sheikh A, Sisul JC, Rajabian-Söderlund R, Sooronbaev T, Stellato C, To T, Todo-Bom AM, Tomazic PV, Toppila-Salmi S, Valero A, Valiulis A, Valovirta E, et al.

Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma (ARIA) Phase 4 (2018): Change management in allergic rhinitis and asthma multimorbidity using mobile technology

J Allergy Clin Immunol. 2019 Mar;143(3):864-879. doi: 10.1016/j.jaci.2018.08.049. Epub 2018 Sep 29.

_______________________________________________________

Bousquet J, Bedbrook A, Czarlewski W, Onorato GL, Arnavielhe S, Laune D, Mathieu-Dupas E, Fonseca J, Costa E, Lourenço O, Morais-Almeida M, Todo-Bom A, Illario M, Menditto E, Canonica GW, Cecchi L, Monti R, Napoli L, Ventura MT, De Feo G, Fokkens WJ, Chavannes NH, Reitsma S, Cruz AA, da Silva J, Serpa FS, Larenas-Linnemann D, Fuentes Perez JM, Huerta-Villalobos YR, Rivero-Yeverino D, Rodriguez-Zagal E, Valiulis A, Dubakiene R, Emuzyte R, Kvedariene V, Annesi-Maesano I, Blain H, Bonniaud P, Bosse I, Dauvilliers Y, Devillier P, Fontaine JF, Pépin JL, Pham-Thi N, Portejoie F, Picard R, Roche N, Rolland C, Schmidt-Grendelmeier P, Kuna P, Samolinski B, Anto JM, Cardona V, Mullol J, Pinnock H, Ryan D, Sheikh A, Walker S, Williams S, Becker S, Klimek L, Pfaar O, Bergmann KC, Mösges R, Zuberbier T, Roller-Wirnsberger RE, Tomazic PV, Haahtela T, Salimäki J, Toppila-Salmi S, Valovirta E, Vasankari T, Gemicioğlu B, Yorgancioglu A, Papadopoulos NG, Prokopakis EP, Tsiligianni IG, Bosnic-Anticevich S, O’Hehir R, Ivancevich JC, Neffen H, Zernotti ME, Kull I, Melén E, Wickman M, Bachert C, Hellings PW, Brusselle G, Palkonen S, Bindslev-Jensen C, Eller E, Waserman S, Boulet LP, Bouchard J, Chu DK, Schünemann HJ, Sova M, De Vries G, van Eerd M, Agache I, et al.

Guidance to 2018 good practice: ARIA digitally-enabled, integrated, person-centred care for rhinitis and asthm

J Allergy Clin Immunol. 2019 Jul;144(1):135-143.e6. doi: 10.1016/j.jaci.2019.01.053. Epub 2019 Apr 3.

_______________________________________________________

Bousquet JJ, Schünemann HJ, Togias A, Erhola M, Hellings PW, Zuberbier T, Agache I, Ansotegui IJ, Anto JM, Bachert C, Becker S, Bedolla-Barajas M, Bewick M, Bosnic-Anticevich S, Bosse I, Boulet LP, Bourrez JM, Brusselle G, Chavannes N, Costa E, Cruz AA, Czarlewski W, Fokkens WJ, Fonseca JA, Gaga M, Haahtela T, Illario M, Klimek L, Kuna P, Kvedariene V, Le LTT, Larenas-Linnemann D, Laune D, Lourenço OM, Menditto E, Mullol J, Okamoto Y, Papadopoulos N, Pham-Thi N, Picard R, Pinnock H, Roche N, Roller-Wirnsberger RE, Rolland C, Samolinski B, Sheikh A, Toppila-Salmi S, Tsiligianni I, Valiulis A, Valovirta E, Vasankari T, Ventura MT, Walker S, Williams S, Akdis CA, Annesi-Maesano I, Arnavielhe S, Basagana X, Bateman E, Bedbrook A, Bennoor KS, Benveniste S, Bergmann KC, Bialek S, Billo N, Bindslev-Jensen C, Bjermer L, Blain H, Bonini M, Bonniaud P, Bouchard J, Briedis V, Brightling CE, Brozek J, Buhl R, Buonaiuto R, Canonica GW, Cardona V, Carriazo AM, Carr W, Cartier C, Casale T, Cecchi L, Cepeda Sarabia AM, Chkhartishvili E, Chu DK, Cingi C, Colgan E, de Sousa JC, Courbis AL, Custovic A, Cvetkosvki B, D’Amato G, da Silva J, Dantas C, Dokic D, Dauvilliers Y, Dedeu A, De Feo G, Devillier P, et al.

Next-generation ARIA care pathways for rhinitis and asthma: a model for multimorbid chronic diseases

Clin Transl Allergy. 2019 Sep 9;9:44. doi: 10.1186/s13601-019-0279-2. eCollection 2019.

_______________________________________________________

Manfredi G, Midão L, Paúl C, Cena C, Duarte M, Costa E.

Prevalence of frailty status among the European elderly population: Findings from the Survey of Health, Aging and Retirement in Europe

Geriatr Gerontol Int. 2019 Aug;19(8):723-729. doi: 10.1111/ggi.13689. Epub 2019 May 30.

_______________________________________________________

Bousquet J, Illario M, Farrell J, Batey N, Carriazo AM, Malva J, Hajjam J, Colgan E, Guldemond N, Perälä-Heape M, Onorato GL, Bedbrook A, Leonardini L, Stroetman V, Birov S, Abreu C, Abrunhosa A, Agrimi A, Alalääkkölä T, Allegretti N, Alonso-Trujillo F, Álvarez-Benito M, Angioli S, Apóstolo J, Armitage G, Arnavielhe S, Baena-ParejoI M, Bamidis PD, Balenović A, Barbolini M, Baroni I, Blain H, Bernard PL, Bersani M, Berti E, Bogatyrchuk L, Bourret R, Brehm J, Brussino L, Buhr D, Bultje D, Cabeza E, Cano A, De Capitani C, Carantoña E, Cardoso A, Coll Clavero JI, Combe B, Conforti D, Coppola L, Corti F, Coscioni E, Costa E, Crooks G, Cunha A, Daien C, Dantas, Darpón Sierra J, Davoli M, Dedeu Baraldes A, De Luca V, De Nardi L, Di Ciano M, Dozet A, Ekinci B, Erve S, Espinoza Almendro JM, Fait A, Fensli R, Fernandez Nocelo S, Gálvez-Daza P, Gámez-Payá J, García Sáez M, Garcia Sanchez I, Gemicioğlu B, Goetzke W, Goossens E, Geurdens M, Gütter Z, Hansen H, Hartman S, Hegendörfer G, Heikka H, Henderson D, Héran D, Hirvonen S, Iaccarino G, Jansson N, Kallasvaara H, Kalyoncu F, Kirchmayer U, Kokko JA, Korpelainen J, Kostka T, Kuna P, Lajarín Ortega T, Lama CM, Laune D, Lauri D, Ledroit V, et al.

The Reference Site Collaborative Network of the European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing

Transl Med UniSa. 2019 Jan 6;19:66-81. eCollection 2019 Jan-Jun.

Giardini A, Maffoni M, Kardas P, Costa E.

A cornerstone of healthy aging: do we need to rethink the concept of adherence in the elderly?

Patient Prefer Adherence. 2018 Jun 11;12:1003-1005. doi: 10.2147/PPA.S164686. eCollection 2018.

_______________________________________________________

Menditto E, Cahir C, Aza-Pascual-Salcedo M, Bruzzese D, Poblador-Plou B, Malo S, Costa E, González-Rubio F, Gimeno-Miguel A, Orlando V, Kardas P, Prados-Torres A.

Adherence to chronic medication in older populations: application of a common protocol among three European cohorts

Patient Prefer Adherence. 2018 Oct 5;12:1975-1987. doi: 10.2147/PPA.S164819. eCollection 2018.

_______________________________________________________

Samreth D, Arnavielhe S, Ingenrieth F, Bedbrook A, Onorato GL, Murray R, Almeida R, Mizani MA, Fonseca J, Costa E, Malva J, Morais-Almeida M, Pereira AM, Todo-Bom A, Menditto E, Stellato C, Ventura MT, Larenas-Linnemann D, Fuentes-Pérez JM, Huerta-Villalobos YR, Cruz AA, Stelmach R, da Silva J, Emuzyte R, Kvedariene V, Valiulis A, Annesi-Maesano I, Bosse I, Demoly P, Devillier P, Fontaine JF, Kuna P, Samolinski B, Klimek L, Mösges R, Pfaar O, Shamai S, Bewick M, Ryan D, Sheikh A, Anto JM, Cardona V, Mullol J, Valero A, Chavannes NH, Fokkens WJ, Reitsma S, Roller-Wirnsberger RE, Tomazic PV, Haahtela T, Toppila-Salmi S, Valovirta E, Makris M, Papadopoulos NG, Prokopakis EP, Psarros F, Gemicioğlu B, Yorgancioglu A, Bindslev-Jensen C, Eller E, Kull I, Wickman M, Bachert C, Hellings PW, Pugin B, Bosnic-Anticevich S, O’Hehir RE, Kolek V, Sova M, Wehner K, De Vries G, van Eerd M, Laune D, Wittmann J, Bousquet J, Poncelet P; MASK study group.

Geolocation with respect to personal privacy for the Allergy Diary app – a MASK study

World Allergy Organ J. 2018 Jul 16;11(1):15. doi: 10.1186/s40413-018-0194-3. eCollection 2018.

_______________________________________________________

Bousquet J, Arnavielhe S, Bedbrook A, Bewick M, Laune D, Mathieu-Dupas E, Murray R, Onorato GL, Pépin JL, Picard R, Portejoie F, Costa E, Fonseca J, Lourenço O, Morais-Almeida M, Todo-Bom A, Cruz AA, da Silva J, Serpa FS, Illario M, Menditto E, Cecchi L, Monti R, Napoli L, Ventura MT, De Feo G, Larenas-Linnemann D, Fuentes Perez M, Huerta Villabolos YR, Rivero-Yeverino D, Rodriguez-Zagal E, Amat F, Annesi-Maesano I, Bosse I, Demoly P, Devillier P, Fontaine JF, Just J, Kuna TP, Samolinski B, Valiulis A, Emuzyte R, Kvedariene V, Ryan D, Sheikh A, Schmidt-Grendelmeier P, Klimek L, Pfaar O, Bergmann KC, Mösges R, Zuberbier T, Roller-Wirnsberger RE, Tomazic P, Fokkens WJ, Chavannes NH, Reitsma S, Anto JM, Cardona V, Dedeu T, Mullol J, Haahtela T, Salimäki J, Toppila-Salmi S, Valovirta E, Gemicioğlu B, Yorgancioglu A, Papadopoulos N, Prokopakis EP, Bosnic-Anticevich S, O’Hehir R, Ivancevich JC, Neffen H, Zernotti E, Kull I, Melen E, Wickman M, Bachert C, Hellings P, Palkonen S, Bindslev-Jensen C, Eller E, Waserman S, Sova M, De Vries G, van Eerd M, Agache I, Casale T, Dykewickz M, Naclerio RN, Okamoto Y, Wallace DV; MASK study group.

MASK 2017: ARIA digitally-enabled, integrated, person-centred care for rhinitis and asthma multimorbidity using real-world-evidence

Clin Transl Allergy. 2018 Oct 25;8:45. doi: 10.1186/s13601-018-0227-6. eCollection 2018.

> Praça Gomes Teixeira 4099-002 Porto, Portugal        ☎ +351 22 040 80 00         @ porto4ageing@reit.up.pt
This is default text for notification bar
Skip to content