Uma plataforma de aprendizagem online está a mudar a forma como os estudantes aprendem e os professores avaliam, com estratégias de participação ativo e casos reais que aumentam a retenção e melhoram o desempenho.

 

Através de estratégias de aprendizagem peer-to-peer, gamificação e inteligência artificial, o SmashMedicine permite a estudantes de diferentes disciplinas escrever e responder a perguntas de escolha múltipla, rever o conteúdo dos seus colegas, e envolver-se com histórias de pacientes do mundo real. Este ambiente gamificado e online oferece aos alunos uma oportunidade de auto-avaliação e avaliação pelos pares e facilita a contextualização da aprendizagem.

Benjamim Harris, fundador da SmashMedicine, teve a ideia desta solução quando ainda era aluno de medicina. Mais tarde, enquanto Professor na Universidade de Oxford, confirmou a necessidade de uma nova forma de aprendizagem. Após anos de investigação académica, transformou esta nova abordagem educacional numa plataforma online que, em 2020, foi galardoada com o Prémio de Educação da Vice-Chanceler da Universidade de Oxford pelo impacto, inovação, e adaptabilidade multidisciplinar.

Uma das razões para o sucesso do SmashMedicine é que, ao executar um conceito interactivo onde os estudantes criam e respondem a perguntas, comentam e recebem feedback de especialistas internacionais, e ao organizar eventos educacionais em que pacientes, estudantes de saúde e médicos se juntam para aprender uns com os outros, ultrapassa desafios como grandes turmas e restrições de tempo que limitam a disponibilidade do educador para prosseguir estratégias de aprendizagem inovadoras ou a dissociação entre estudantes e a experiência do paciente.

O feedback dos participantes tem sido muito positivo. Os estudantes notam que “é mais agradável do que apenas ler um livro didáctico, pois é mais interactivo” e como “as perguntas são escritas por pessoas que estão nas mesmas sessões, e em que sabem o que é relevante”. Os pacientes também beneficiam da partilha das suas experiências: “Nunca fui capaz de falar isto abertamente, sobre como me senti na altura da doença, e sinto que um peso que me saiu dos ombros”. Professores e universidades também saudaram esta plataforma, uma vez que é uma forma rápida de melhorar a qualidade do ensino e do envolvimento dos estudantes, ao mesmo tempo que poupa tempo e dinheiro.

O sucesso da SmashMedicine pode ser avaliado analisando os números: só no segundo semestre de 2021 foram escritas mais de 1500 perguntas de alta qualidade, 5000 estudantes estiveram envolvidos na revisão de perguntas e 34.000 perguntas foram respondidas. Até à data, a plataforma foi lançada em sete locais na Europa para várias disciplinas, desde medicina a gestão.

 

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