Ago 11, 2022 | opinião

O curso de Saúde Digital faz parte do currículo da Universidade do Porto desde 2021, tendo completado duas edições de sucesso.

Neste curso, o objectivo é capacitar estudantes de diferentes áreas de estudo para a transformação da saúde digital que enfrentamos e promover o empreendedorismo e soluções inovadoras na saúde.

Em 2022 implementamos o SmashMedicine, uma plataforma digital onde os estudantes escrevem e reveêm questões de colegas. A utilização da plataforma contou para 20 % da nota final, e os estudantes tiveram de escrever dez perguntas e rever 30. Estas perguntas foram posteriormente transportadas para o exame final, prefazendo metade das questões.

Os resultados são visíveis: 25 alunos inscritos na plataforma, 36 perguntas utilizadas no exame final, 169 perguntas escritas ao longo do curso e 557 revistas por pares.

Recebemos ótimo feedback dos estudantes, que responderam unanimemente que a utilização de SmashMedicine foi benéfica para o curso. Para além dos elogios ao design da plataforma (“intuitivo, limpo e de fácil utilização”), os alunos também disseram que “a utilização do Smash ajudou-nos a estudar durante todo o curso e a consolidar os conhecimentos aprendidos na aula. Foi também útil para estudar para o exame e foi uma forma interactiva e diferente de aprender e adquirir novas competências”.

Os resultados e o feedback dos estudantes estão muito de acordo com os benefícios que trouxe aos Professores e especialistas envolvidos no curso.

Em primeiro lugar, ficou claro desde o início que o envolvimento dos estudantes com a plataforma os ajudou a serem mais activos no processo de aprendizagem. Todas as semanas tinham questões sobre o conteúdo e sugestões para a plataforma. Também contactaram mais frequentemente os Professores, promovendo aulas dinâmicas. Como resultado, os estudantes estavam mais motivados e tinham uma melhor aquisição de conhecimentos, com 100 % de aprovação no exame final.

Em segundo lugar, poupou horas de preparação e escrita do exame. Durante o curso, especialistas em diferentes áreas dão aulas, o que faz com que a recolha de perguntas para o exame seja demorada. Através da SmashMedicine recolhemos as perguntas por tema e enviámo-las ao especialista para revisão e aprovação. No final, tivemos um banco de mais de 100 perguntas para utilizar e poupámos cerca de 14 horas de trabalho.

Em terceiro lugar, compreender as perspectivas dos estudantes sobre o conteúdo, quais os tópicos considerados mais relevantes ou os que são mais claros, é uma ferramenta útil para repensar o currículo e adaptá-lo em conformidade. No caso da Saúde Digital pudemos constatar que os estudantes enfrentavam algumas dificuldades a diferenciar  modelos, pelo que adaptamos o conteúdo para o tornar inequívoco.

A par da melhoria que trouxe ao processo de aprendizagem e ensino, a plataforma SmashMedicine foi também utilizada como um caso de sucesso de uma solução de saúde digital, o que motivou e inspirou os estudantes no desenvolvimento dos seus projectos.

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